Mizuno 10 Miles Series - Parte I

Bem, meus caros... Como de três semanas para cá só tenho pensado nessa prova e por consequência, treinado só para ela, tinha que dividir alguma coisa desse aprendizado todo com vocês. A planilha ficou um pouco mais difícil, a musculação mudou de foco e a cabeça, com certeza está amadurecida tanto para a Mizuno 10 Miles Series Salvador, quanto para o que completá-la pode me inspirar a fazer.
Só pelo kit, já ganhou meu respeito: não vou protestar no dia. Rs!
Realmente, a Mizuno se programou para dar tudo o que merecemos, e o melhor: por um preço, diga-se de passagem, JUSTO. Fui inscrito no primeiro lote e paguei apenas R$65. As últimas inscrições saíram por R$75... Parafraseando um colega de blog "quem acha que colhe frutos com os Circuitos das Estações e Ecoruns da vida..." Dentre as "regalias" estão o Mizuno Care Station para um suporte-atleta em meio de prova e UTI que são duas e não as achei tão distantes uma da outra (vejam mapa), as tais esponjas para passarmos no corpo e cuidar um pouco da questão do aquecimento que o "verão" de Salvador, que só aparece em dia de corrida provoca, muitos postos de hidratação e um de gatorade, kit diferenciado com pinos para fixar o número de peito, viseira mochila e camisa de ponta (que não vou usar). Realmente é alto nível para os R$65 que paguei e acho que para fechar com chave de ouro, deveria dar alguns mimos para os três primeiros por faixa etária já que não quer dar grana. Falou-se muito da área VIP também que será de humilhar O2, Latin e etc... Mas já vi provas que eram BAMBAMBAM fora daqui e em Salvador deixaram muito a desejar, logo, se curtir divido com vocês na Parte II desse post após dia 25.

A mais recente leitura.
Antes de sentar e rever os treinos, conversei muito com o coach à distância João Paulo e peguei meio que a sua receita do sucesso... Corrida quase todo dia, apenas 2 OFF na semana, sendo um no Domingo, exceto em semana de prova-teste... regenerativo para mandar sangue para quem sofreu (as pernas)... Além de longões dignos, afinal, quem quer rodar 16k, tem que rodar pelo menos 12,8k (regra dos 80% do volume total em treinos) e hoje já faço 12k sem dificuldade e os 14 em tempos de quem treina intermediariamente. Tenho feito meus tiros de 400, 800 e 1000m e treinos de ritmo para 1k forte e outro moderado. A intenção é um 90' dia 25 e já penso nisso sem frio de barriga já que consigo segurar os 5'10'' por km e essa meta implica em pouco menos que 6'/km. A musculação está mais simples, porém forte... Agora faço séries com beeem menos carga do que na época da confusa hipertrofia onde voltava arrasado para casa. Em compensação, as repetições aumentaram e já dá para sentir músculos mais fortes. Decidi chamar isso de "Regra das 2 Semanas": impressiona como apenas em duas semanas em qualquer treino novo já começo a colher frutos... Tenho assimilado mudanças de treino muito rápido, ainda mais quando não os falto e o melhor: longe de contusões. No começo era gelo aqui, Salompas ali... mas agora, o mesmo que me feriu a duas semanas, agora tenho recebido impactos sem reclamar.

Uniformes atualizados.
Enfim... Aguardem mais novidades. O longão desse Sábado era de 15, pois pensei em desrespeitar esses 80% já que é ridículo dizer que existe "muro" para quem corre menos que 42k, mas o horário apertou e vou rever quando fazê-lo. Domingo que vem tem 15k oficiais numa prova dos veteranos, mas vou usá-la para testar suplementação de carboidratos, hidratação própria e pace para não errar no grande dia. Além disso, terei um casamento um dia antes, onde não beber e comer feito boi será fácil... O problema será refazer meu programa de sono para que o organismo imagine essa prova as 7h da matina no Domingo como uma Night Run: sem sono e levemente cansado. Também li essa semana o livro do UltraMaratonista Márcio Villar e dizer que após apenas uma noite mal-dormida ou não dormida não terei condições de fazer míseros 15k soam como uma ofensa a esse ser humano de preparo físico e determinação diretamente proporcionais a sua humidade e bondade... Acho que após todos os colegas da galera lerem esse livro que o João emprestou, todos vão ter um pouco do Márcio dentro de si e rever seus conceitos de dor, indisposição, adversidade e principalmente de IMPOSSÍVEL. (Vejam mais sobre o livro aqui). O Márcio é outro que saiu dos 98kg aos 70kg e dentro de sua história, mesmo em proporções diferentes, todos vão ver um pouco de si, aposto.

Segue calendário atualizado... Menos provas ainda, e com o excesso de corridas, Salvador chega a ter duas provas no mesmo dia em algumas ocasiões até Dezembro e devido aos tentadores 15k, tive que pular fora da Corrida do Fogo que acontece no mesmo dia. Eles tiraram uma das ladeiras mais temida de Salvador, entretanto, a prova continua atraente, principalmente pelo preço: uma lata de leite. Outro choque foi para dia 19 onde teremos a Corrida do Carteiro e a Duque de Caxias, inclusive no mesmo horário e optei pela menos agoniada. Se cada amigo que chamei levar mais um, creio que ela continuará sendo prestigiada e não caia no esquecimento, o que seria lamentável devido a sua tradição. Vejam o calendário pelo site da Federação e escolham as suas.

PROVA
KM
TEMPO
11/08
XV Volta de Pituaçu (SSA)
15

18/08
39ª Corrida Duque de Caxias (SSA)
10

25/08
Mizuno 10 Miles Series (SSA)
16

15/09
Circuito Bradesco da Longevidade (SSA)
6

22/09
Circuito Sesi 10k (SSA)
10

29/09
XXVIII Corrida da Águia (SSA)
11

20/10
V Corrida da Saúde (SSA)
6

27/10
XXVII Corrida da Asa (SSA)
10

10/11
Track and Field Run Series Salvador Shopping (SSA)
5

17/11
VII Corrida Rústica da COPPA (SSA)
15

01/12
Volta da Pampulha (MG)
18

31/12
89ª Corrida de São Silvestre (SP)
15

Comentários

  1. Pra que fui ler este post? Pra me crucificar, me chicotear, ajoelhar no milho e depois pular numa piscina de salmoura, pra me penitenciar por ter deixado essa corrida passar!!! Valeu, Ivan!!! Vou fazer mimimi tantas xs qtas lembrar desse mega vacilo!! Mimimimimi! Rssss - rindo pra não chorar!!
    P.s. Dou dérreal nessa viseira apos a prova rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode vacilar... As melhores provas são as menos divulgadas. He He He! Vai na Pipoca. Sente a energia.

      Excluir
  2. Essa lista de provas tá diminuindo...tou vendo que tem alguém que está diminuindo até as provas da FBA em nome dos seus projetos maiores, seria isso?
    O foco de todos nós é essa prova. Adorei a personalização da camiseta, tava querendo colocar o endereço do meu blog nas minhas regatas, vendo seu exemplo, me empolguei e vou fazer isso semana que vem.
    Estarei longe da prova de Pituaçu, mas será por uma boa causa.
    Márcio é um grande exemplo.
    Bons treinos e nos encontramos na Duque de Caxias.
    Bjs.
    Cássia (http://www.cassinhags.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já tô é triste com essa diminuição, mas quem inventou correr mais que 10 e aí não poder usar algumas provas para treinar? Após o segundo semestre só vem mais que 10k, tô feliz com isso. Quero você em todas também.
      Diga aí se Márcio não mudou seus conceitos?

      Excluir
  3. Ivan, vcs não vão na da Caixa, dia 01/09??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem... É 1 semana após as 10 milhas; preciso saber se terminarei as 10 milhas como quero para poder usar o Domingo da Maratona da Bahia como treino ou se irei para ver amigos correrem, o que aposto mais, já que tenho usado os sábados para treinos longos e os Domingos como OFF para consolidar os resultados da musculação e corrida com descanso total.

      Excluir
  4. Ivan, que bom que em duas semanas você já conseguiu sentir o efeito das mudanças de treino na academia. A intenção de por menos carga e fazer mais repetições foi para ter ganho de força?
    No mais, encare o longão de 15k com ritmo de maratona (mais leve). Acredita!!!
    abraços e bons km's.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, Helena. Cargas médias e mais repetições... Um aluno meu que treinou com quenianos e americanos me passou umas coisas que o João confirmou e ambas me apontaram que essa linha é o sucesso do corredor.

      Longo leve... Não dá para sentar a bota sem estar fisicamente 100% para essas longas distâncias. Existe algo que parece com o tal muro para quem ainda não roda todos esses KM com convicção, mas isso vai passar. Obrigado, querida.

      Excluir
  5. a enquete lá em cima tá dura, queria poder marcar relaxar, porque gosto e por ultimo ficou a perda de peso (amém)rsss, hoje é tudo isso aí!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Passei pra retribuir a visita ao meu blog e ler as suas impressões sobre a Mizuno 10 Miles!
    Vou lá na segunda parte.
    Abraço,
    Dani.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seus comentários e visitas me inspiram muito sempre que corro: bons treinos, provas e mudanças de vida para vocês também. Thanks!